Quando ficar doente escolha bem o sítio!

Um estudo de investigadores do Reino Unido concluiu que, por cada 10 km percorridos numa ambulância, os doentes com risco de vida, aumentam em 1% a sua probabilidade de mortalidade.

Feitas as contas um doente que viva a 50 km de uma unidade hospitalar com serviços de urgência, tem 40% mais probabilidades de morrer que um doente que viva a 10 km desse mesmo serviço.
Corre a moda em Portugal de encerrar Urgências Hospitalares, no Hospital do Peso da Régua, no de Macedo de Cavaleiros, no de Vila do Conde, no Hospital de São José em Fafe, no Hospital Conde de São Bento em Santo Tirso, no de São João da Madeira, no Hospital Dr. Francisco Zagalo em Ovar, no Hospital Visconde Salreu em Estarreja, no Hospital José Luciano Castro em Anadia, no Hospital Arcebispo João Crisóstomo em Cantanhede, no Hospital do Fundão, no Curry Cabral em Lisboa, no Hospital do Montijo.

Portugal tem apenas 13 Serviços de Urgência Polivalente (Um em Braga, um em Vila Real, dois no Porto, um em Viseu, dois em Coimbra, quatro em Lisboa, um em Évora e um em Faro) e 27 Serviços de Urgência Médico-Cirúgica (Bragança, Chaves, Viana do Castelo, Guimarães, Famalicão, Mirandela, Matosinhos, Gaia, Amarante, Espinho, Aveiro, Guarda, Covilhã, Figueira da Foz, Leiria, Castelo Branco, Caldas da Rainha, Abrantes, Portalegre, Santarém, Vila Franca de Xira, Amadora, Cascais, Barreiro, Setúbal, Santiago do Cacém, Beja, Portimão).

Bom esta conversa toda para dizer que, quando se lembrar de ter um acidente vascular cerebral, ou um enfarto, ou uma embolia pulmonar, é bom que esteja bem perto de um dos sítos enumerados acima, caso contrário pode mesmo ter mais de 100% de probabilidades de morrer, já que há sítios neste pais em que um destes hospitais se encontra a mais de 100 km de distância de variadíssimas povoações.

Comentários

Bruno Costa disse…
Concordo plenanemnte com a mensagem, mas há um pequeno grande erro nas localizações! Espinho não tem urgência médico-cirúrgico... bem nem sequer tem urgência, mas sim um SAP que funciona no Hospital Sra. da Ajuda. Essa zona do país é servida pela urgência médico-cirúrgica do Hospital s. Sebastião (santa Maria da Feira).

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois