Tempos Medievais ou Actuais

O governo vai privatizar as estradas Portuguesas, o objectivo deste executivo é conseguir reduzir o buraco do défice.

Voltamos assim aos tempos mediáveis, com pedidos de passagens a quem controla as vias de comunicação.

Só espero que não se lembrem agora de todo o modelo feudal, e o resolvam implementar, ou melhor oficializar, porque se analisarmos bem as coisas, o que não faltam por ai são relações servo-contratuais, ora vejamos, se relacionarmos os tributos e impostos da época praticamente todos se aplicam à actualidade, por exemplo:

  • A Corvéia que significa exigir, na idade média correspondia ao trabalho gratuito que os vassalos teriam de prestar ao seu senhor, funcionava como um imposto em género, hoje em dia quem já não sentiu que está a trabalhar a mais, que não é devidamente recompensado no seu trabalho?
  • A Talha correspondia na idade média, à entrega de parte da produção ao nobre feudal de forma a financiar a protecção do feudo, e nos dias de hoje não continuamos nós a entregar à cabeça uma grande parte do nosso ordenado? Só que essa talhada não financia somente a defesa.
  • A Banalidade à uns séculos atrás funcionava como um imposto para o proveito dos bens do Sr. feudal, como as ferramentas agrícolas a utilizar no trabalho das terras do senhor, hoje em dia mantém-se este imposto, só muda o nome, ora vejam lá se o IVA não se encaixa aqui perfeitamente? Claramente que com a evolução das sociedade também evoluiu no imposto, agora pagam-se todos os bens.

  • A Capitalização da idade média foi transformada nos dias de hoje num imposto com um nome muito pomposo, imposto sobre o rendimento das pessoas singulares, nos tempos bárbaros era pago por cada membro da família, hoje em dia para ser mais prático é pago por agregado familiar.
Mas podemos ir mais longe, e relacionar a sociedade feudal e Portuguesa, ora então à 10 séculos atrás verificava-se a existência de três grandes grupos Clero, Nobreza e Camponeses, nos tempos de hoje o Clero foi à vida, mas mantemos os Nobres e os Pobres.

A Nobreza vivia à conta do trabalho do Camponeses, mas também se arriscava na luta pela defesa das terras, prestavam juramento ao Rei, e a vassalagem era para a vida, eram raros os casos de deslealdade e os que apareciam eram exterminados como se de ervas daninhas se tratassem, nos dias que correm temos de que admitir que muita coisa mudou, afinal lealdade é palavra que praticamente não faz parte do dicionário da sociedade Portuguesa e Rei também já não temos.

Bom, é melhor ficar por aqui, porque tal como no tempo do Portugal Medieval, quem não está comigo está contra mim… e eu tenho uma vidinha para governar… não quero cá decapitação ou melhor penalização!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois