AntWorks

antworksDescobri hoje, que as formigas têm dois estômagos, três olhos e três perninhas de cada lado, que são dos seres vivos mais antigos a habitar no planeta terra e que ao longo de milhões de anos praticamente não mudaram muito a sua constituição física, estes seres minúsculos, são dos poucos seres vivos com uma capacidade natural e intrínseca de trabalhar em equipa de forma harmoniosa e pacífica com o propósito de alcançar o objectivo comum.

As formigas são dos animais mais fortes, pois transportam cerca de 20 vezes o seu peso, eu não consigo levantar 1000 KG, nem 100 KG, quanto mais. Pertencem à familia dos insectos, e dentro desta família são aquelas que mais tempo vivem, demoram entre 6 a 10 semanas a tornarem-se adultas e podem viver até 7 anos, quase tanto como um cão, e muito mais que um hamester ou um coelhinho.

Existem no mínimo 1015 milhões de formigas a viver no planeta terra, distribuidas em cerca de 12.030 espécies diferentes que ainda assim, representam apenas 0,1% de todos os insectos.

Quase todas as espécies de formigas constrõem formigueiros, cheios de túneis e câmaras subterrâneas utilizados como armazéns de alimentos.

Hoje, descobri tudo isto acerca das formigas e muito mais, descobri que existem formigas que armazenam comida nos seus próprios corpos para o resto do formigueiro, que existem espécies de formigas nómadas, que todas elas comunicam por feromas, e que quando esmagamos uma formiga uma quantidade imensa de feromônio é imitida de tal forma que as restantes formigas atacam em fúria.

Tudo isto porque andava à procurar um presente na net para oferecer a uma criança que faz 7 aninhos e não é que encontrei, uma coisa extraordinária.

O AntWorks, uma colónia de formigas, baseada numa experiência da NASA, é um ambiente estilizado e auto-suficiente para formigas, limpo e seguro, onde as podemos ver a escavarem túneis e a explorarem o novo formigueiro, a interagirem ou simplesmente a reagirem.

Acho que a criança de 7 aninhos vai receber uma coisa destas, mas eu também vou escrever uma cartinha ao pai natal.

Comentários

DM em Caracas disse…
tem piada, para quê ter uma coisa dessas em casa se podes vir viver para a China?

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois