Os Ciganos e o Rendimento Mínimo Garantido

O programa Perdidos e Achados da SIC, procura os entrevistados de reportagens antigas e tenta verificar como correm as suas vidas passados alguns anos.

Ontem à noitinha o que assisti, procurou recuperar a história de três crianças ciganas, que moravam na Aldeia de Quinhendros em Montemor-o-Novo, nessa altura esses meninos começavam a tomar o primeiro contacto com as escolas, agora passados oito anos as mudanças praticamente não existem, aquilo que chocava o país há anos atrás continua a chocar agora.

De qualquer maneira, o único resumo possível daquela triste história, é uma familia que continua a viver à conta do orçamento, com protecção da autarquia e das autoridades.

Na peça o Presidente da Câmara chegou mesmo a admitir que não podia "exigir o mesmo conjunto de regras a um cidadão culto e a um inculto".

Para mim não é uma questão de conhecimentos, mas sim de preguiça, nunca foi preciso saber ler ou escrever para trabalhar ou pelo menos para querer trabalhar e aquela família não quer, prefere continuar a viver com o rendimento mínimo, a explorar a sua vertente reprodutora, afinal por cada filho a mais, o seu rendimento mensal aumenta.

Mantêm costumes bárbaros e tribais, as mulheres não têm direito a pensar e casam-se aos 13 anos com homens de 20, o que em qualquer outra circustância normal seria mesmo considerado pedofilia, as crianças, não podem ir à escola, e o viver na porcaria em nada os incomoda.

Procurei sem sucesso o link para que pudessem ver e avaliar por vós próprios, seria interessante puder rever algumas declarações dos membros daquela familia, infelizmente a SIC não publicou como habitualmente nenhum excerto da reportagem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois