Salários em Espécie

Este Governo vai propor mais uma brilhante alteração ao código do trabalho, o pagamento dos salários em espécie vai ser determinado pelo empregador e não precisa da concordância dos trabalhadores, uma vergonhosa notícia que o Público dá conta hoje na sua edição diária.

Ao que tudo indica a percentagem de salário paga em dinheiro e paga em espécie não fica definida por lei, tendo passado essa responsabilidade decisória para os patrões.

Para quem não sabe os pagamentos em espécie não se resumem só aos tão falados carros, gasolinas, telemóveis e seguros de saúde, em profissões com as quais não nos preocupamos tanto o pagamento em espécie é por exemplo peixe aos pescadores, pães aos padeiros, refeições aos empregados hoteleiros e por ai.

Este governo continua a favorecer as entidades patronais, como alias tem feito até agora, sem se lembrar que infelizmente nem todas essas entidades são escrupulosas.

Com esta lei, os trabalhadores desfavorecidos das indústrias têxteis poderão ver os seus salários efectivos reduzidos em contrapartida de peças de vestuário, e os mecânicos em contrapartida de reparações de automóveis, os agricultores em géneros alimentares e por ai em diante.

Daqui a nada voltamos aos tempos feudais, ou não indo tão longe começamos a trabalhar como os chineses por uma tigela de arroz.

Comentários

Anónimo disse…
Há uns anos (2 ou 3) eu dizia que já não faltava muito para ver, alguns economistas e patrões da nossa praça, defender o trabalho escravo. É claro que quando eu dizia isto os comentários eram do género: " Lá está ela com o mau feitio e o péssimismo do costume...". Infelizmente não me enganei.

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois