A nova lei do divórcio

Apesar das contestações e recomendações do PR o parlamento não esteve nem ai e não modificou a nova lei do divórcio, aquela em que sem qualquer consentimento um dos conjuges se pode divorciar sem dar qualquer explicação ao outro.

Segundo esta nova lei, independentemente do regime matrimonial escolhido, na altura do divórcio imperará o regime de bens adquiridos sendo que receberá mais, quem financeiramente contribuiu mais.

Fiquei realmente chocada e revoltada com a aprovação desta nova lei, pois afinal quando um dos conjuges contribui financeiramente mais não significa que o outro não contribua, ou que não tenha um papel imprescindível para o primeiro poder contribuir daquela maneira.

Ou seja, vejo por mim e pelo meu mais-que-tudo, financeiramente o meu mais-que-tudo, contribui mais, o seu salário é maior, para ter esse salário mais chorudo tem de se ausentar do país com frequência, e chegar mais tarde, estar menos presente portanto, assim implica que eu esteja mais em casa e que assegure a retaguarda, ainda mais agora com a vinda do nosso embutido.

Se daqui a 30 anos, que Deus Nosso Senhor nos livre e guarde, mas se daqui a 30 anos, ele quiser dar umas voltinhas com uma jeitosa de 25 anos e pedir o divórcio, como independentemente do regime matrimonial escolhido a divisão dos bens será feita pelo regime de bens adquiridos tendo em conta quem contribuiu mais financeiramente para o matrimónio, não terei duvidas em avaliar que o meu mais-que-tudo, certamente receberá mais bens que eu.

Existem outros n exemplos possíveis de aplicar esta lei injusta, por exemplo mulheres que desistem por completo das suas carreiras profissionais em comum acordo com os maridos, para poderem tratar dos filhos que ambos decidiram ter.

Enfim... só no nosso pais, pergunto-me é porquê? Haverá algum deputado que queira dar com os pézinhos na sua querida, e sair beneficiado?

Comentários

Sofia disse…
Na maior parte dos casais e mesmo assim, o homem ganha mais e a mulher assegura a retaguarda e cuida mais dos filhos.

Esta lei e so mais um passinho na consolidacao absurda da permanente desvalorizacao da mulher- mesmo se na teoria a nossa sociedade luta pela igualdade.

e vivo nosso governo, que nao dao uma para a caixa!

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois