Dia Internacional da Mulher

"A 8 de Março de 1857, morreram cerca de 130 mulher queimadas em New York, enquanto faziam greve exigindo melhores condições de trabalho, estas trabalhavam num fábrica textil e lutavam por uma redução de horário de trabalho de 16 para 10 horas diárias, e pediam também para serem aumentadas, já que ganhavam um terço do salário dos homens."

Foi apenas em 1910, numa conferência realizada na Dinamarca que se estabeleceu em homenagem às vitimas deste trágico acidente, a comemoração do Dia Internacional da Mulher a 8 de Março.

Apesar deste dia, querer chamar à atenção para mais valores do que apenas as desigualdades das condições de trababalho entre homens e mulheres, nunca é demais lembrar que foi este episódio, (seja ele verdadeiro ou não)* que deu o mote para a luta feminina pela igualdade social, pela emancipação e pela contestação contra os perconceitos e limitações impostos pelos homens às mulheres ao longo de séculos, senão milénios.

Infelizmente nos dias de hoje, as mulheres continuam a ser em quase todo o mundo subjugadas, mal-tratadas e limitadas, não só pelos homens, mas também pelas próprias mulheres que mantém uma mentalidade retrogadrada e primitiva.

 

*As investigadoras Liliane Kandel e Françoise Picq afirmam que este episódio é mitico, já que nunca foi noticiado na época, mas também porque o dia 8 de Março de 1957 calhou a um domingo. As suas premissas são rebatidas por muitos que afirmam que para além de na época se trabalhar 7 dias por semana, o acontecimento foi abafado de forma a não gerar mais contestação social.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois