Hoje é um dia histórico…

Hoje é um dia histórico no Chile, e é um dia histórico também em Portugal, o 13 de Outubro e a Nossa Senhora são indissolúveis.

Mas hoje no Chile, apesar de provavelmente não se lembrarem ou tão pouco saberem que é dia de Nossa Senhora de Fátima, a Mãe de Deus, a Esperança e a Fé, acompanham todos os 33 homens das Minas de São José e as suas famílias.

O que estranhamente e contra todas as probabilidades se revelou uma operação de regaste de sucesso, mostrou ao mundo, que muitas vezes, quando as tragédias batem à nossa porta, não nos devemos dar como vencidos, porque simplesmente, a fé move montanhas.

Encurralados desde 05 de Agosto, a 622 metros de profundidade, o desespero e a aflição atingiu em muitos momentos estes 33 homens, mas todos eles se agarraram às suas famílias, pais, mulheres, filhos, e amigos, todos eles se uniram em torno do mais nobre sentimento do mundo, o amor.

Com a presença constante do aluimento de terras, durante toda esta operação inédita, e o perigo do tubo por onde estão a ser resgatados entupir, a perseverança, da equipa de salvamento e dos mineiros é surpreendente.

Antes do resgate fazem uma preparação calória e tomam aspirinas e durante a subida, as suas funções vitais são medidas. Quando chegam ao final da jornada, pais, mulheres e filhos, abraçam-se, são imagens emocionantes, e eternas de alegria, de alivio, de agradecimento.

Justiça seja feita ao presidente do Chile, que considerou prioridade n.º 1 o resgate destes homens, não medindo esforços nem recursos, e que também está lá neste dia tão decisivo para os abraçar e encorajar.

Apesar de algumas desavenças, perfeitamente normais nas circunstancias aterradoras em que se encontravam, no momento em que decidiam a ordem de resgate, todos os mineiros queriam ser o último a ser salvo, todos puseram o outro a sua frente.

Eça de Queiroz, disse um dia que “o sofrimento edifica” hoje não podia estar mais de acordo, aqueles homens, aquelas famílias, a fantástica equipa técnica e todos os chilenos são pessoas renovadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois