Neurônios receptores olfatórios!!!

Estas coisas do mau cheiro, são assim, como dizer... incómodas. Não existe pessoa no mundo, creio eu, que goste de gases mefíticos, fétidos, infectos, pestilentos, vá em suma o cheirinho a "pum" não é do agrado das pessoas em geral!

Mas o assunto torna-se mais desagradável, quando encontro o mau cheiro quando entro num sítio fechado e o responsável pelo aroma desagradável está a sair! Quem sai normalmente já sai sem sentir o odorífero fedorento; apenas sabe que o deixou, porque sabe o ar que liberta, mas na realidade olfativamente já não o sente, agora eu que estou a entrar, tenho os neurônios receptores olfatórios, (células de transdução de sinal do sistema olfativo presente no epitélio olfatório) não saturados, e deparo-me imediatamente com um constrangimento respiratório complexo. Se me volto e saío para aliviar as minhas células receptoras sensoriais, a outra pessoa pode ficar melindrada, perceber que eu dei conta que libertou o que devia deixar guardado e cria-se um episódio molesto, mas gerível, afinal posso alegar sempre que me esqueci de qualquer coisa e o outro vai ficar na dúvida.
Acontece que existe, em particular, um sítio, que nos ensinaram em criança ser convencionalmente permitido libertar esses tormentos.
Quando vou à casa-de-banho, rezo a todos os santinhos para não apanhar congestionamento na hora de entrar, não quero cruzar-me com quem saí, e muito menos encontrar o cheirinho podre.
Recuar está fora de questão, então eu vou entrar e depois não entro para fazer o que preciso? Não está bem. Dou ideia que estou tolinha; o compasso de espera não atenua o cheiro por isso não vale a pena usar essa cartada. 
Então? Então entro!!! E se a casa de banho tiver janela, o episódio pode melhorar substancialmente, aquelas respirações profundas ao pé da janela ajudam, já que a despolarização do neurônio olfatório tem um funcionamento rápido, pois temos um canal aberto à entrada de sódio e cálcio que em alta concentração iniciam uma cascata de eventos que geram a dessensibilização do neurônio receptor olfatório.


E se não tiver janela? Pois bem! É colar as narinas e treinar para os 3 min sem respirar!!! Eu cá não me armo em corajosa, recuso respirar o mais possível para que as sinapeses nos glomérulos com as células mitrais saturem e deixem de indicar a presença daqueles odorantes. Na verdade o odorante não desaparece, os neurónios é que deixam de o transmitir, e por isso ficamos com a falsa ideia que já passou, eu cá não quero isso para mim.
Posto isto, e tendo em conta que temos um outro sentido muito sensível, aos desagradáveis afetos desta vida, como a visão, espero sempre que o meu antecessor, seja limpinho e não me deixe boiadores nem rastros! É desagradável. Já tenho de levar com o pivete não preciso de inundar de imagens o meu cérebro! É que a memória é tramada...

Outra coisa que me apoquenta quando me cruzo na entrada da casa-de-banho com alguém, é o depois, quando eu sair, este cheirinho permanece, se aparece alguém a entrar quando estou a sair vai achar que fui eu... apoquenta-me que outros pensem de mim, aquilo que penso dos outros... "cambada de c@&#"s;

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois