Dicionário de Calão.

O IDT - Instituto da Droga e da Toxicodependência, tutelado pelo Ministério da Educação tem um site, o “tu, alinhas?”, que ao que parece se destina aos jovens portugueses com a mensagem de desencorajar o consumo de drogas.

Numa das muitas opções do que se pode ver neste site, o Dicionário de Calão é um deles, estranhamente nesse mesmo dicionário, o significado para “dar um bacalhau” é "injectar heroína”, no meu tempo era dar um passou-bem, também no mesmo dicionário “curtir” significa “sentir o prazer da droga. saborear um acontecimento agradável. ter prazer”, “estar fechado” significa “não praticar o consumo de drogas” e "fazer uma vaquinha” significa “juntar dinheiro com outra pessoa para comprar droga”, no meu tempo também significava juntar dinheiro com outros, mas como forma de repartir custos e não especificamente para comprar drogar.

Estão chocados? Calma a coisa não fica por aqui!!!

O significado para “Betinho” é nada mais nada menos que “Aquele que não se droga. conservador e desinteressante.”

Eu ainda não sou mãe, mas mesmo não sendo, pergunto qual é a responsabilidade das pessoas que estão à frente deste Instituto, pagas a peso de ouro, sem sentirem a crise que assola os pais destas crianças, qual é a responsabilidade deste Ministério que permite este tipo classificações, qual a responsabilidade desta Ministra que provavelmente nem sequer conhece este caso?

Os jovens devem ser desviados do caminho da droga, porque esta não é fixe, porque estar drogado não é curtido. Não é com esta tentativa de falso entrosamento no calão que existe à décadas que se vai conseguir mudar mentalidades.

Segundo o DN, o presidente do IDT, João Goulão disse que era mais seguro para um jovem consultar um glossário do que ficar mal informado. Na sua opinião, um jovem que desconheça um termo sente-se menorizado e pouco à-vontade para perguntar o significado.

Mas será que os jovens ficam bem informados ao lerem aquele pertenço dicionário de calão?

Será que, se um jovem for apelidado de betinho na escola, pelos colegas drogados, e consultar este dicionário sentir-se-à confortável com esta falsa explicação? Será?

No dicionário online da Porto Editora, Betinho é descrito como, um substantivo masculino e adjectivo que significa coloquial jovem bem comportado, geralmente um pouco presumido; já no dicionário online da Priberan, o sentido calão atribuido à palavra beto é jovem presumido de boas famílias.

O que não pode acontecer é deixar as crianças, sim 11 anos são crianças, decidirem sozinhas em que versão acreditar, quando o que esta em risco é a sua saúde e a sua vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois