Não sei mais que um miúdo de 10 anos!!!

imageEstive a ver o concurso da RTP 1, "Sabe Mais do que um Miúdo de 10 Anos?", apresentado diáriamente pelo Jorge Gabriel, e deliciei-me com a avózinha Maria Eduarda, que se divertiu muitíssimo e pelos vistos divertiu as gentes aqui de casa.

A Senhora enfermeira acertou em quase todas as perguntas e de uma forma seguríssima, e não se deixou influenciar pelo apresentador, que na maior parte das emissões tenta confundir os concorrentes.

Neste programa são feitas aos concorrentes perguntas que compreendem todas as matérias escolares em vigor desde o 1º ao 6º ano.

Algumas das perguntas feitas considero completamente absurdas e a maioria delas são demasiado complicadas e complexas para respostas que exigem conceitos simples e fundamentais, torna-se óbvio que, urgentemente o ensino Português precisa de uma restruturação.

Todos os pais e educadores concordam, com certeza, que a cultura geral se vai adquirindo aos poucos, com o crescer, com as vivências, contudo determinados pontos de raciocínio e contéudos básicos devem ser aprendidos e consolidados nos primeiros anos de escola, quero com isto dizer que não percebo porquê neste programa não se fazem perguntas que impliquem raciocínio matemático, e lógico neste programa.

Afinal a Senhora Enfermeira, Maria Eduarda, a avózinha querida do programa de hoje, não chegou ao fim do concurso, porque não sabia "Quantos minutos tem cada parte do prolongamento de um jogo de basquete", é caso para ficarmos preocupados ou não? Esta era uma pergunta do 6º ano, antigo 2º ano, ora nesta altura da vida escolar das nossas crianças, a educação física nem é uma constante nas escolas, a maioria delas até nem tem ginásios cobertos, e encobrem esta vergonha ocupando o espaço cerebral dos miúdos com estas questões absurdas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois