Dia da Espiga

Não têm dia fixo no calendário, varia ao longo dos anos em função das festas católicas, é celebrado na quinta-feira da Ascensão, 40 dias depois da Páscoa.

O dia da espiga "corresponde à cristianização de um complexo de festividades pagãs ligadas à celebração e consagração da natureza", e celebra-se no mesmo dia da ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo aos céus, simboliza renascimento e renovação.

O raminho da espiga é um ramo singelo composto por cereais, flores campestres e raminhos de oliveira, as flores e plantas que formam o ramo têm um significado simbólico de esperança, pois a espiga de trigo significa o pão, o malmequer o ouro e a prata, a papoila o amor e a vida, a oliveira o azeite e a paz o alecrim a força e a saúde e a videira o vinho e alegria.

Neste dia as pessoas celebravam a vida e agradeciam as bênçãos alimentares, primeiros frutos e cereais, por isso iam até aos campos e colhiam um raminho representativo disso mesmo, deixavam as suas obrigações e contemplavam as maravilhas da natureza, diz-se mesmo que ao meio-dia "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e até as folhas se cruzam" remetendo-nos à reflexão do sinal da cruz e nas zonas do Vale do Tejo, crê-se que nem os “passarinhos vão ao ninho”.

Existem outras curiosidade interessantes pelas aldeias portuguesas, por exemplo no concelho de Pinhel o leite é ordenhado e dado ao pároco, e no de Santa Eulália dado aos pobres, desta forma as cabritas estavam protegidas da sarna naquele ano. Já em Lousada não se cose nem remenda neste dia e algumas pessoas deixam mesmo a comida feita de véspera para não terem de cozinhar.

Em minha casa a tradição é outra, já vem do tempo das avozinhas e da minha avozinha que para além da espiga todos os anos guardavam uma carcaça como pedido de fartura para o ano inteiro, e acreditem ou não essa carcaça não ganhava qualquer tipo de bolor.

A minha espiga já está pendurada atrás da porta e a carcaça pronta para substituir a do ano passado, que tal como vos descrevi, miraculosamente se conserva tal e qual como quando a comprei...

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois