Avançar para o conteúdo principal

"Este é o maior fracasso da democracia portuguesa"

por Clara Ferreira Alves, in Expresso

"Eis parte do enigma. Mário Soares, num dos momentos de lucidez que ainda vai tendo, veio chamar a atenção do Governo, na última semana, para a voz da rua.

A lucidez, uma das suas maiores qualidades durante uma longa carreira politica. A lucidez que lhe permitiu escapar à PIDE e passar um bom par de anos, num exílio dourado, em hotéis de luxo de Paris.

A lucidez que lhe permitiu conduzir da forma "brilhante" que se viu o processo de descolonização.

A lucidez que lhe permitiu conseguir que os Estados Unidos financiassem o PS durante os primeiros anos da Democracia.

A lucidez que o fez meter o socialismo na gaveta durante a sua experiência governativa.

A lucidez que lhe permitiu tratar da forma despudorada amigos como Jaime Serra, Salgado Zenha, Manuel Alegre e tantos outros.

A lucidez que lhe permitiu governar sem ler os "dossiers".

A lucidez que lhe permitiu não voltar a ser primeiro-ministro depois de tão fantástico desempenho no cargo.

A lucidez que lhe permitiu pôr-se a jeito para ser agredido na Marinha Grande e, dessa forma, vitimizar-se aos olhos da opinião pública e vencer as eleições presidenciais.

A lucidez que lhe permitiu, após a vitória nessas eleições, fundar um grupo empresarial, a Emaudio, com "testas de ferro" no comando e um conjunto de negócios obscuros que envolveram grandes magnatas internacionais.

A lucidez que lhe permitiu utilizar a Emaudio para financiar a sua segunda campanha presidencial.

A lucidez que lhe permitiu nomear para Governador de Macau Carlos Melancia, um dos homens da Emaudio.

A lucidez que lhe permitiu passar incólume ao caso Emaudio e ao caso Aeroporto de Macau e, ao mesmo tempo, dar os primeiros passos para uma Fundação na sua fase pós-presidencial.

A lucidez que lhe permitiu ler o livro de Rui Mateus, "Contos Proibidos", que contava tudo sobre a Emaudio, e ter a sorte de esse mesmo livro, depois de esgotado, jamais voltar a ser publicado.

A lucidez que lhe permitiu passar incólume as "ligações perigosas" com Angola, ligações essas que quase lhe roubaram o filho no célebre acidente de avião na Jamba (avião esse carregado de diamantes, no dizer do Ministro da Comunicação Social de Angola).

A lucidez que lhe permitiu, durante a sua passagem por Belém, visitar 57 países ("record" absoluto para a Espanha - 24 vezes - e França - 21), num total equivalente a 22 voltas ao mundo (mais de 992 mil quilómetros).

A lucidez que lhe permitiu visitar as Seychelles, esse território de grande importância estratégica para Portugal.

A lucidez que lhe permitiu, no final destas viagens, levar para a Casa-Museu João Soares uma grande parte dos valiosos presentes oferecidos oficialmente ao Presidente da Republica Portuguesa.

A lucidez que lhe permitiu guardar esses presentes numa caixa-forte blindada daquela Casa, em vez de os guardar no Museu da Presidência da Republica.

A lucidez que lhe permite, ainda hoje, ter 24 horas por dia de vigilância paga pelo Estado nas suas casas de Nafarros, Vau e Campo Grande.

A lucidez que lhe permitiu, abandonada a Presidência da Republica, constituir a Fundação Mário Soares. Uma fundação de Direito privado, que, vivendo à custa de subsídios do Estado, tem apenas como única função visível ser depósito de documentos valiosos de Mário Soares. Os mesmos que, se são valiosos, deviam estar na Torre do Tombo.

A lucidez que lhe permitiu construir o edifício-sede da Fundação violando o PDM de Lisboa, segundo um relatório do IGAT, que decretou a nulidade da licença de obras.

A lucidez que lhe permitiu conseguir que o processo das velhas construções que ali existiam e que se encontrava no Arquivo Municipal fosse requisitado pelo filho e que acabasse por desaparecer convenientemente num incêndio dos Paços do Concelho.

A lucidez que lhe permitiu receber do Estado, ao longo dos últimos anos, donativos e subsídios superiores a um milhão de contos.

A lucidez que lhe permitiu receber, entre os vários subsídios, um de quinhentos mil contos, do Governo Guterres, para a criação de um auditório, uma biblioteca e um arquivo num edifico cedido pela Câmara de Lisboa.

A lucidez que lhe permitiu receber, entre 1995 e 2005, uma subvenção anual da Câmara Municipal de Lisboa, na qual o seu filho era Vereador e Presidente.

A lucidez que lhe permitiu que o Estado lhe arrendasse e lhe pagasse um gabinete, a que tinha direito como ex-presidente da República, na... Fundação Mário Soares.

A lucidez que lhe permite que, ainda hoje, a Fundação Mário Soares receba quase 4 mil euros mensais da Câmara Municipal de Leiria.

A lucidez que lhe permitiu fazer obras no Colégio Moderno, propriedade da família, sem licença municipal, numa altura em que o Presidente era... João Soares.

A lucidez que lhe permitiu silenciar, através de pressões sobre o director do "Público", José Manuel Fernandes, a investigação jornalística que José António Cerejo começara a publicar sobre o tema.

A lucidez que lhe permitiu candidatar-se a Presidente do Parlamento Europeu e chamar dona de casa, durante a campanha, à vencedora Nicole Fontaine.

A lucidez que lhe permitiu considerar Jose Sócrates "o pior do guterrismo" e ignorar hoje em dia tal frase como se nada fosse.

A lucidez que lhe permitiu passar por cima de um amigo, Manuel Alegre, para concorrer às eleições presidenciais uma última vez.

A lucidez que lhe permitiu, então, fazer mais um frete ao Partido Socialista.

A lucidez que lhe permitiu ler os artigos "O Polvo" de Joaquim Vieira na "Grande Reportagem", baseados no livro de Rui Mateus, e assistir, logo a seguir, ao despedimento do jornalista e ao fim da revista.

A lucidez que lhe permitiu passar incólume depois de apelar ao voto no filho, em pleno dia de eleições, nas últimas Autárquicas.

No final de uma vida de lucidez, o que resta a Mário Soares? Resta um punhado de momentos em que a lucidez vem e vai. Vem e vai. Vem e vai.

Vai... e não volta mais."


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Senão mais que uma VERGONHA, com o assentimento da PSP, e da CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA é o que todos dias os condutores que passam por ali de manhã são obrigados a presenciar. Para quem não conhece a Av. das Descobertas no Restelo em Lisboa, têm três faixas de rodagem para cada sentido, a Av. desce desde o alto do Restelo, passando pelo Hospital São Francisco Xavier, e dando berma a uma série de Embaixadas que por ali se sediam. Uma das instalações ou filiais do Colégio o Parque, está do lado direito de quem desce a Av. e recebe centenas de crianças, a verdade desta história toda é que quem licenciou a abertura de mais uma escola naquela Av., deveria estar completamente cego, ou então fez que não via, pois não acautelou a necessidade dos pais irem deixar os meninos à escola, e não terem sitio onde parar os carros enquanto tiram as crianças. O desprezo total pela sociedade e por todas as pessoas que também pagam os seus impostos e contribuem produtivamente para o progresso de Portugal e …

Máquina de fazer gelados

Andei a namorar umas maquinetas de fazer gelados duranteuns diazinhos, à partida pode parecer um namoro curto, mas tendo em conta que durante 5 dias não tirei a ideia da cabeça, e matutei constantemente na coisa, e no mais-que-tudo, e na mãe e até cheguei a pedir o bicho como presente de aniversário, parece-me que podia ter sido um caso sério de internamento.
Eu procurei exemplares na Worten, no Media Market, na Pixmania, eu andei nos sites da Fagor e da Krups, mas apesar de não serem um disparate de preço, o certo é que não me estava a apetecer dar cerca de 50€ por uma maquineta de gelar gelados, estranho?
Passo a explicar, os gelados são a coisa mais fácil de se fazer, é bater a fruta, o leite ou as natas, os ovos, ou o chocolate, enfim, fazer um preparado com ingredientes a gosto, a complicação é somente quando pomos aquele preparado maravilhoso, num tupperware próprio para o congelador, e aguardamos ansiosamente para  que não se transforme num saboroso bloco de gelo. A coisa intrigav…

SFF alguém me explica o comportamento da Rita Pereira no velório do ex-namorado Angélico!!!

Caramba, o rapaz tinha outra namorada, não queria nada com ela, e a miúda não se toca, nem com o coitado a ser velado e enterrado!
Não há paciência para tanto vedetismo.

6# Luciana Abreu e Yannick Djaló - A Saga do Audi R8

Pois bem, cá estou mais cedo que que se previa!!!
Agora não é o Panamera é mesmo o R8... Mas esta gente tem tantos carros assim?

E pronto ao que parece o Djaló recuperou o carrito!!!
Haja paciência...

O mais precioso da vida é a saúde dos filhos

Sempre o soube mas hoje consigo vê-lo ainda mais claramente.
De esperanças à 35 semanas, aguardo o nascimento do meu segundo rapaz, quando conhecidos me perguntam "então agora é a menina?" e eu respondo não é outro rapazinho, parece que ficam desiludidos, talvez porque achem que na vida de hoje dois até já é demais e o casalinho é o que se deseja, talvez apenas porque não tenham dois dedos de testa. Respondo sempre, "o que desejo mesmo é que venha saudável e seja feliz!".
Ontem à noite, depois de ter visto a reportagem especial da SIC no Jornal da Noite, sobre a Leonor Mel e a Inês Ahrens Teixeira, mais certezas tenho, o mais precioso da vida é a saúde dos filhos.

"Profissão Ex-Ministro" - Grande Reportagem SIC

Que Grande Reportagem, muito, muito interessante, sobre a promiscuidade e falta de vergonha da gente portuguesa que entra e sai da política, um nojo, estes boys cheios de falsos pergaminhos e grandes bazófias sobre o seu mérito e capacidade de trabalho.
Apenas uns oportunistas, que treparam sem espinha vertical e roubam descaradamente as pessoas esforçadas e trabalhadoras, gajos que sem saber ler nem escrever mandam e desmandam na económica e vida empresarial portuguesa, em prol dos seus benefícios pessoais, em prol de serem mais e terem mais. Uns chulos sem eira nem beira, uns chicos-espertos, os valentes da mediocridade.
Por isso Portugal é o que é, um pais em que o mau quase sempre supera o bom, um pais que contrai dívida para pagar dívida, um pais que não se governa, que não tem futuro. Mal conduzido politicamente à décadas, sem supervisão de gente isenta, com ética e brio, mantendo os maus condutores no sector empresarial em cargos de responsabilidade com luxuosidade quando saem …

Atira-te ao "rio" e diz que te empurraram!!!

Toda a gente sabe que o Cristiano Ronaldo não se mete com as mulheres dos outros, basicamente dizem que ele não precisa, porque é um tipo cheio de bago, tem um grande figuraço, e é praticamente venerado em todo o mundo.
Por isso revistas de Portugal, deixem de inventar, a criatura não teve tempo para ir à Gala dos Globos de Ouro receber o prémio de melhor desportista, que isto de um homem se arranjar para um evento com mais de 15 pessoas, demora um certo tempo, mas conseguiu compareceu na noite de copos no Urban em Lisboa.
E vá de entender, que aquilo que prende o gado no cercado não é a cerca mas sim a qualidade do pasto, pelo que, como o Gonçalo Teixeira é fraquinho, fraquinho*, e no entender do craque a Carolina Fernandes precisava de algum apoio, Ronaldo não pensou duas vezes e ofereceu os seus préstimos à Sra., infelizmente esta não conseguiu visualizar que uma noite com o rapaz era deveras um motivo de alegria e jubilo, e diz que contou ao namorado, que não achou ponta de graça…

Quick Plus

A ideia não é recente, o Pingo Dice teve em tempos um sistema idêntico.

Mas neste momento parece-me que o Jumbo é o único supermercado com este sistema, e é tão bom, super rápido, intuitivo e super prático.

Recomendadissimo!

Sébium AKN–Bioderma

Vim agora do dermatologista, entre outras coisas, recomendou-me este creme Sébium AKN da Bioderme e o respectivo gel,  estou com esperanças, esperanças no sua fórmula patenteada, preciso de uma pele mate e sem acne envelhecido!!!