"Os piores sítios do mundo para se ser mulher"

O Expresso divulgou hoje um relatório da TrustLaw Woman, uma fundação de Thomson Reuters, sobre os piores sítios do mundo para se ser mulher, fiquei chocada com o que li na notícia e com toda a repressão e violência no mundo que ainda se apropria da dignidade das mulheres.

Assim e em resumo, porque esta noticia, mexe comigo e com o meu estômago:
  1. Afeganistão - Violência, saúde e pobreza brutal, fazem deste país o Top de perigos para as mulheres.
  2. Congo - Um tormento pelo estupro usado como arma de guerra.
  3. Paquistão - Marcado pelos ataques com ácidos e crimes de honra
  4. Índia - Citada pelo trafico e escravatura sexual
  5. Somália - A gama completa

Na base desta classificação estão seis critérios, cuidados de saúde, violência sexual e não sexual, factores culturais e religiosos, falta de acesso a recursos e tráfico.

A violência sexual contra as mulheres, bem presente em todos os cantos do mundo, é ainda mais chocantes nos países enumerados neste estudo.

Revolta-me ler e saber que anualmente são violadas 400 mil mulheres no Congo, atacadas brutalmente por grupos de milícias que violam desde bebés de três anos a mulheres idosas, as violações acontecem em grupo e muitas vezes as mulheres são violadas com armas, e mutiladas.

Põe-me doente ler que as práticas de rituais tribais, são de tal forma brutais que no Paquistão as mulheres são queimadas com ácidos, forçadas a casar com apenas quatro anos, e que as punições para qualquer tentativa de luta contra este poder abusivo dos homens é o apedrejamento publico.

Para além das mulher que tentam publicamente falar ou assumir funções que desafiem os estereótipos enraizados, mas que são inaceitáveis, são intimidadas e mortas; o recurso à justiça é inexistente, e o convívio diário com esta realidade brutal eleva-a para o plano da normalidade.

Estou à 20 minutos a escrever este post, e à pelo menos meia hora, que não consigo pensar noutra coisa senão "Como é que é possível? Como?" 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois