29 Anos Pós Queda de Muro de Berlim


As controvérsias da história sobre o responsável pela construção do Muro de Berlim em 1961, ainda hoje não estão totalmente dissipadas, a dúvida dívida a responsabilidade entre Walter Ulbricht e Nikita Khrushchev.

Mas os factos sobre a sua construção de 165,7 km de separação de uma nação única, são inegáveis, e trouxeram consequências para toda a Europa, tornando-se um marco importantíssimo na história recente da humanidade.

As fronteiras das "duas alemanhas" estavam fechadas, e não era possível atravessar livremente no pais oriental para o ocidental e vise versa.
Morreram cerca de 100 pessoas a tentarem atravessar o muro, muitos só procuravam reunir-se com os familiares, mas a grande maioria procurava uma vida diferente.

Esta barreira física é um símbolo da guerra fria que se verificou pós 2ª guerra mundial, e das tensões sociais e politicas que se viveram nesse período conturbado. Nasceram "duas alemanhas" a Republica Democrata Alemã, constituída pelos países socialista do regime soviético, e a Republica Federa Alemã constituída pelos USA, Reino Unido e França.



Na altura o argumento usado para a construção do Muro de Berlim era a proteção das politicas da fracções que ajudavam a reconstruir a Alemanha, se uns queriam proteger um estado capitalista outros anunciavam que os fascistas punham em causa a vontade de nascer um estado socialista. Mas na realidade o muro foi construído para evitar a migração em massa que marcou a Alemanha do leste durante o período do pós 2º Guerra Mundial, e ambas as "Republicas" pretendiam parar esses crescente fluxo populacional.

Vinte e nove anos depois da queda do muro e consequentemente pós guerra fria, e notório que os regimes políticos europeus tendem para o capitalismo sendo poucos os pais a praticar o socialismo puro estreito ao soviético. A estabilidade económica é evidente, no entanto, e deixo a pergunta sem resposta, atingimos um nível de vida social humano e digno para todos os Europeus?

Custa-me ver, que existem muitos Muros de Berlim, por derrubar ainda. Existem muitos que ainda são oprimidos e reprimidos, nas mais variadas circunstancias da vida.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois