Regresso às aulas? Como e Quando?
Estamos no final do mês de Agosto, a pouco mais de 15 dias do inicio do novo ano escolar, e ninguém ainda decidiu como funcionará o processo!!! Todos os dias lemos e ouvimos noticias sobre o tema, sobre as questões da tão falada segurança necessária à reabertura das escolas, mas soluções/decições concretas que é bom não há.
Os meus miúdos, andam num colégio particular, e a conversa é a mesma, ou seja a conversa é nenhuma. Começo a por em questão o porquê de pagar se depois o particular em momentos importantes se reger pelo estado...
Não deveriam as escolas que têm autonomia, pensar por si, e perceber que começar meio de setembro é não recuperar o que precisa de ser retomado e readquirido.
Como foram as vossas experiências, certamente iguais à de todos os pais, não encontrei ninguém que se tivesse revisto no que foi o ensino à distância do trimestre passado. Ah e tal não estávamos preparados. Ninguém estava!!! Mas alguns procuraram estar. Enviar emails com exercícios dos manuais para os miúdos fazerem não é dar aulas. Procurar uma plataforma que substitua a forma, mas mantenha o conteúdo, ou seja indicar que exercícios fazer e que páginas ler, também não é e-learning.
Mais do que indicações sobre distância entre carteiras, as escolas precisam de indicações curriculares para o ensino há distancia que vai voltar a bater-nos há porta, seja o pais inteiro como um todo, seja às porções, o e-learning é uma realidade.
Fá-la-se num ano letivo maior, para se recuperarem os conteúdos no inicio deste ano, fá-la-se em divisão de turmas, fá-la-se em ensino misto... fá-la-se tanto, perspetiva-se tanto, mas concretizar-se, concretiza-se muito pouco.
Comentários