O dia em que descobres as vantagens do pessimismo!

Sentes-te optimista! Queres manter-te optimista e até te esforças por seres optimistas, por isso praticas os 10 passos para seres uma pessoa mais optimista e obrigas-te diariamente a cumprires as 5 regas do optimismo e acreditas piamente nas 5 razões que justificam o optimismo como uma prática que trás benefícios top até ao dia em que...

Nesse dia, tu vais-te abaixo, pões tudo em causa, mas sabes que o pessimismo é intolerável, que é mau, muito mau, qualquer coisa como uma heresia na cultura da auto-confiança, ecoa-te a frase "o negativo atrai o negativo" não é à toa que livros como o Segredo da Rhonda Bryne, venderam milhares de exemplares em todo o mundo, antes que ela me apanhe mais vale acreditar na lei da atração, e assim como assim afirmar que o pensamento positivo trás saúde, riqueza e felicidade faz bem à saúde e à carteira de milhares de palestrantes e tutores de workshops, pelo mundo fora.

Ora, há pelo mundo umas quantas pessoas, que dizem que afinal o positivismo aka optimismo, atrapalha mais do que ajuda no que respeita ao caminho da felicidade. Esta malta ruma um pouco sozinha pelo mundo dos gurus optimistas, e raramente nos aparece no feed das redes sociais, nem nos massacra diariamente com mensagens de boa onda e é por isso que...

Pensamos que, apesar de todas as evidências de que a coisa vai correr mal, talvez estejamos a ser tolinhos a manter ideias irreais sobre algo que não vai acontecer como queremos só porque nós queremos. O sofrimento, a decepção e o fracasso, sempre existiram e sempre vão existe no mundo, a questão maior prende-se com o facto de tratarmos das nossas unhas e deixarmos de as roer até ao cotovelo, ou de uma forma mais prática, reduzir a ansiedade e tornamo-nos tranquilos. Aquela frase simples do "aceita de dói menos".

No meio disto tudo é bom que se saiba que pessimismo e tristeza não são sinónimos. É possível ser-se pessimista e ser-se alegre e bem disposto. Sermos felizes com as pequenas conquistas e quando tudo afinal até corre bem! Saber rir de si próprio, pode servir tanto de consolo como de trampolim para a reação, afinal conhecemos a nossa realidade e com tranquilidade podemos começar a dar a volta. A bem da verdade e da vida.


Nota para quem gostaria de saber mais acerca dos 10+5+5 = A Vida Optimista, para quem não se sente optimista mas gostaria saber por onde começar!!!

10 PASSOS: 1. Decida comprometer-se, 2. Seja firme na mudança, 3. Pense positivo, 4. Valorize o lado bom, 5. Entusiasme-se, 6. Rodei-se de pessoas boas, 7. Mexa-se, 8. Você é que manda, 9. Faça rir os outros, 10. Seja solidário.

5 REGRAS: 1. Aceitar as possibilidades, 2. Ter fé no melhor dos outros, 3. Ser pro-activo, 4. Ser perseverante e acreditar sempre, 5. Ser alegre.

5 RAZÕES: 1. Eleva a autoconfiança, 2. Atrai o sucesso, 3. Aumenta a produtividade, 4. Muda, 5. Desenvolve.


Nota para quem pende para o lado "estou cheio de tretas" e acha que o Pessimismo até pode trazer vantagens!

7 VANTAGENS: 1. Conhecer a realidade da vida, 2. Estar preparado para tudo, 3. Autoconhecimento, 4. Auto-consolação, 5. Coragem, 6. Percepção da inutilidade da esperança, 7. Poupar dinheiro em livros de auto-ajuda.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois