Prespectivas e Expectativas, qual a dose certa para ser feliz?

As perspectivas e as expectativas são dois conceitos que se relacionam intimamente e têm um papel importante na forma como lidamos com os acontecimentos da vida! Quer os importantes, quer os do dia-a-dia! Ambos completamente correlacionados com a nossa visão do futuro e com a forma como antecipamos o que vai acontecer e agimos.

As perspectivas referem-se à maneira como vemos as coisas. É a nossa visão geral, o nosso ponto de vista, o nosso achismo, pensamento, tem a categoria de o nosso próprio treinador de bancada! É a lente através da qual interpretamos o mundo ao nosso redor. Influenciada pelas nossas experiências, valores, fé, e muda quando quer e como quer, ao longo de muito ou pouco tempo.

Por outro lado, as expectativas são a nossa antecipação em relação ao futuro. A nossa esperança sobre um resultado específico. Mas sáo influênciadas pelas nossas perspectivas e pelo que vemos ao redor.

Quando se trata de acontecimentos importantes na vida, como um novo amor, uma nova casa, ou um novo emprego, uma mudança de carreira, nos jovens um novo ano escolar, por exemplo, a nossa perspectiva e as nossas expectativas podem ter um grande impacto em como nos sentimos e em como nos vamos comportar. Se temos uma perspectiva positiva sobre a mudança, isso pode aumentar nossas expectativas de que as coisas vão correr bem o que nos dá confiança! Por outro lado, se temos uma perspectiva negativa ou cética, isso pode levar as expectativas mais baixas e a alguma falta de motivação.

No dia-a-dia, nossa perspectiva e as nossas expectativas podem afetar nossa capacidade de lidar com situações stress ou imprevistos. Se temos uma perspectiva otimista e uma expectativa de que as coisas correm bem por natureza, podemos ser mais resistentes e encontrar soluções criativas para os desafios que enfrentamos. Mas se no geral costumamos ter uma perspectiva pessimista e expectativas negativas, podemos ser mais propensos a sentir-nos sobrecarregados e desanimados diante de adversidades.

Tudo está interligado e pode afetar significativamente nossa vida diária! Vida dura esta, em que não sabemos a receita certa!

Poderiamos dizer que o importante é mantermos as perspectivas positivas e as expectativas realistas para alcançarmos os nossos objetivos e lidarmos com os altos e baixos da vida com mais facilidade. Mas isto é facil de dizer, até porque há dias em que ter expectativas mais baixas pode ajudar a aperciámos mais a vida e a sentimo-nos mais satisfeitos! Ficamos mais propensos e surpreendemo-nos, logo valorizamos as pequenas vitórias. Não é à toa que a frase "superou as expectativas" é muito presente nos discursos de acontecimentos épicos!

Diria que o ideal é encontrar o equilíbrio, saudável, entre ter expectativas realistas e o ser capaz de apreciar as pequenas conquistas, talvez seja esta a receita para ser feliz.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois