Esperança

A psicologia clínica diz-nos que é possível várias pessoas reagirem de maneira diferente perante a mesma situação e uma só pessoa reagir da mesma maneira perante situações diferentes.

Não é forma de reacção das pessoas que dita os seus sentimentos digo eu, mas apesar de tudo esta é bastante reveladora.

As pressões externas, cunham diferentes reacções em função das diferentes resistências, a forma que cada um desenvolve de luta contra essas pressões externas depende da capacidade individual de aceitar os acontecimentos presentes e de, no meu entendimento, muda-los.
Claramente que a educação e cultura a que cada individuo está exposto, tem uma acção determinante na forma de oposição a todas as pressões externas.

Quando Madeleine McCann, desapareceu há cerca de três meses, a forma como os seus pais reagiram foi considerado por alguns como estranha e desconexa ao contexto de dor dos acontecimentos, mas por muitos como determinada e persistente.

Desde assessores de impressa, fundos de beneficência, páginas de internet, acções de sensibilização até contactos com o Papa e com os chefes de estado dos mais variados países da Europa, os McCann optaram pela estratégia de não deixar cair o caso do desaparecimento da sua filha em esquecimento, divulgaram fotos e vídeos, fizeram declarações, de forma a manter este assunto na agenda do dia de todos os noticiários da Europa. Apelaram ao mediatismo, para pressionarem as investigações a não desistirem de procurar quem tinha levado a sua menina.

A onda de solidariedade em torno deste caso tornou-se numa gigante cooperação cívica, as pessoas aderiram em massa, comparam t-shirts, fitas amarelas e verdes, foram aos eventos de sensibilização lançar balões, participaram nas vigílias, voltaram às igrejas.

É a primeira vez que o desaparecimento de uma criança, consegue atingir tamanho mediatismo, até então nenhuns pais de nenhuma criança desaparecida tinham agido assim, ou por não saberem a quem se dirigirem, ou por não terem dinheiro para contratarem famosos gestores de imagem, existem mil e uma razões para explicar o porque das proporções mediáticas deste caso.

Aqui tudo foi estudado, os dias, em que deveriam aparecer em publico, as fitas no cabelos, as idas à praia para contemplar o oceano e o sol, o boneco preferido de Madeleine que deveria acompanhar sempre a mãe da menina, as entrevistas exclusivas.

Em Portugal esta investigação, tornou-se a mais cara de sempre, envolveu, centenas de agentes, e levou até os mais altos cargos governativos a prenunciarem-se sobre o caso, poderia até dizer que ultrapassou a exposição pública e passou a caso diplomata. A polícia portuguesa foi chamada de incompetente e os jornalistas britânicos classificaram Portugal de forma primitiva.

Certo é que a policia portuguesa nunca disponibilizou tantos meios para procurar crianças portuguesas nas mesmas circunstâncias, quem não se lembra de Rui Pedro?

As novidades tem sido seguidas atentamente pelos portugueses, mas hoje o Jornal de Noticias, avançou com uma noticia chocante, existem forte indícios, de que a menina tenha morrido acidentalmente no apartamento ocupado pelos McCann

Se isto for verdade, o pedaço de esperança que tinha na humanidade ficará mais pequenino.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois