A mania do quero, posso e mando

Infelizmente, a maioria dos Jornalistas Portugueses têm a triste ideia de achar que tudo lhes é permitido, somente por serem jornalistas, e que os seus entrevistados como meninos bem comportados, não podem fazer absolutamente mais nada que não seja ouvir e calar, as suas desfaçatezes, inconveniências e irracionalidades.

Ontem porém a mania do quero, posso e mando, acabou como que, com um tirinho saído pela culatra, depois de tanto ser anunciada a entrevista a Pedro Santana Lopes na Sic Noticias, não tinha o senhor começado a ser entrevistado nem à um minuto, quando o interrompem, e passam a emissão para um directo no Aeroporto da Portela a fim de verificar se José Mourinho tinha ou não chegado a Portugal num avião particular.

Simplesmente ridículo e grotesco, evidentemente que todos temos de saber distinguir o importante do urgente, sendo que normalmente primeiro está o urgente e só depois o importante, contudo parece-me claro que, saber se José Mourinho tinha ou não chegado a Portugal num avião particular, não é de todo importante quanto mais urgente.

Certamente que se justificaria um corte momentâneo à entrevista, se algo de urgente tivesse acontecido, visto que a entrevista de Pedro Santana Lopes à Sic Noticias apenas tinha adquirido um carácter de importante (foi amplamente divulgada pela própria estação), mas nunca uma interrupção para mostrar o carro de Zé Mourinho, numa tentativa precipitada e disparatada de criar noticia.

Pedro Santana Lopes, com toda a sua classe, agradeceu o convite mas recusou-se a continuar a entrevista, mostrando à classe jornalista que não podem simplesmente fazer o que lhes da na real gana e desrespeitar os seus entrevistados. Pena é que a maioria dos entrevistados não tenham uma atitude honrosa como a de Pedro Santana Lopes e que se deixem vexar, por situações inconcebíveis como esta.

A Sic não deu o braço a torcer, não assumiu o seu erro (qual é o jornalista que o faz?) e justifica o sucedido como mais uma birrinha do “infant terrible”, o que só lhes fica mal, primeiro porque os telespectadores assistiram em directo ao que realmente se passou, depois porque a humildade fica bem a todos, mesmo aos jornalistas.


ADENDA: A sic publicou uma nota da direcção no seu site, caracterizando de inusitada e desproporcionada a reacção de Santana Lopes. Digo eu quanto mais se mexe na porcaria, pior ela cheira! Mais valia terem ficado pela justificação do "infant terrible".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois