Ovo Fabergé


Para a Igreja Ortodoxa Russa, a festa da Páscoa é uma das mais importantes, nessa altura como símbolo de esperança e renovação de vida são trocados entre os Ortodoxos, ovos de galinha decorados e três beijos.

Peter Karl Fabergé, nasceu a 18 de Maio de 1846 e, aos 24 anos herdou o negócio de joalharia de seu pai, em São Petersburgo, tornando-se em 1882 o joalheiro oficial da corte imperial Russa.

Na Páscoa de 1885 o Czar Alexander III encomendou ao joalheiro um presente para a sua mulher a Czarina Maria Feodorovna, um ovo, que deveria conter uma pequena surpresa.

Fabergé criou o seu primeiro ovo da Páscoa em joalharia, por fora parecia um simples ovo em ouro, mas no seu interior encontrava-se uma galinha com um pingente em rubi, e uma coroa da família imperial.

De tal maneira os Czar’s ficaram maravilhados que a partir daquela altura, todos os anos era encomendado um novo ovo, com um novo motivo e uma nova surpresa, desde que a condição essencial se mantivesse, “o ovo teria de ser único”.

Em 1900, os Ovos Fabergé, foram expostos pela primeira vez, na primeira exposição internacional, a exposição internacional de Paris, e ganharam menções honrosas e muitos prémios, pois são feitos de esmalte combinado com platina, ouro ou prata e as mais variadas pedras preciosas, sendo reconhecidos por todos com uma obra de arte fantástica.

Peter Karl Fabergé, fabricou 52 avos ao todo, e a tradição manteve-se até ao último Czar Russo Nicolau II, que presenteou a sua mulher com um dos ovos mais conhecido, Tricentenário Romanov, que no seu interior possui os retratos em miniaturas dos reinantes.


Após a queda o império Czar Russo, alguns ovos foram perdidos ou pilhados, e dos 52 produzidos, hoje sabe-se o paradeiro de apenas 42.


Como estavam totalmente ligados à corte imperial Russa, na altura da queda do império os Ovos Fabergé viram os seus preços serem desvalorizados, contudo “o topo supremo, o apogeu do artesanato em jóias", segundo o expert Géza von Habsburg, hoje em dia são valiosíssimos, de tal forma que um dos Ovos foi vendido pela módica quantia de 12,5 milhões de euros num leilão da Christie’s de Londres, no dia 28 Novembro 2007.


Este Ovo foi fabricado em 1902 pelo técnico chefe da oficina de Fabergé, Michael Perchin, na parte frontal do ovo está um relógio dentro do qual se encontra um cuco elaborado com diamantes que, de hora a hora aparece, abre as asas quatro vezes e ergue e baixa a cabeça enquanto abre e fecha o bico para cantar, a actuação do cuco dura quinze segundos, após os quais é badalada a hora exacta.


O anterior record pertencia ao Ovo de Inverno uma jóia de cristal com mais de 3 mil diamantes incrustados que em 2002 alcançou um preço de 6,4 milhões de euros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois