Penitências

Hoje, pela primeira vez em toda a minha vida, comi carne numa sexta-feira de Quaresma, vinha do banco, sem tempo para almoçar e parei no primeiro Mc. Donald’s que encontrei no caminho, podia ter pedido um hambúrguer de peixe, mas na altura nem sequer me lembrei que era sexta-feira.

Obviamente que este episódio não me faz sentir pecadora, apenas culpada, quando dei a última trinca no segundo hambúrguer lembrei-me de repente, "pêra lá hoje não é sexta-feira?", e era, já o tinha dito milhentas vezes de manhã, "ai que bom, hoje é sexta", mas não sei como naquele momento não me lembrei.
Para alguns, pode de facto parecer um pouco surrealista a minha preocupação com o tema, até porque algumas das muitas facções cristãs não seguem à letra a questão da carne ou do peixe, o importante é o espírito de renúncia com que encaramos a Quaresma, a forma como nos damos aos outros e os pomos em primeiro lugar, mas a minha familia, tem esta tradição, tal como outras familias têm outras, e foi esse rompimento com a tradição que me fez ficar atordoada, que me fez sentir mal.

Este tempo litúrgico, é um tempo de transformação, de penitência e meditação, quando se fala em jejum, abstinência, renuncia e oração, fala-se na forma de conseguir mais facilmente entender que a matéria não é tudo e que o importante é a essência humana, a luta pela paz, amor e justiça, fala-se numa forma de reflexão que nos apróxima de Deus, porque sabemos que no fim deste período algo bom e maravilhoso acontecerá, a Ressurreição de Cristo, que foi crucificado por altura do Pentecostes,* sabemos que estamos diante da passagem da morte para a vida eterna.

A Quaresma significa quarenta dias, um número bíblico com um significado particular, corresponde aos 40 dias que Jesus passou no deserto, 40 dias de preparação para a sua missão, a remissão de todos os pecados.

A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas por altura do Carnaval e termina no Domingo de Ramos, o domingo de Páscoa é o domingo imediatamente a seguir ao de Ramos e é antecedido pela semana Santa, sexta-feira é o dia da crucificação, sábado dia de vigília e domingo de ressurreição.


*festa Judeia que comemora a libertação do povo judeu do Egipto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois