Feira do Livro de Lisboa

Ontem foi o dia mundial do livro, e foi finalmente ontem que se anunciou a 78º edição da Feira do Livro de Lisboa, esta vai mesmo ter lugar em 2008, começando no dia 21 de Maio e terminando a 10 de Junho.

Isto de chegar ao mundo editorial e querer mandar em todos os outros têm que se lhe diga e não é só porque o novo grupo que Paes do Amaral formou conseguiu comprar as Edições Asa, Caminho, Dom Quixote, GaiLivro, Texto Editores, entre outras editoras pequeninas, que pode adoptar o título do quero, posso e mando, é que nem pensar.

Quem vai ficar prejudicado com toda esta concentração editorial são obviamente os leitores, já que os contornos dos negócios não são do domínio público, e que Paes do Amaral quer ainda comprar a Pergaminho e a Plátano/Didáctica.

Esta subordinação geral de autores como José Saramago, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, Luís Sepúlveda, Paulo Coelho, Sveva Casati Modignani e por ai, bem como o domínio dos manuais escolares, trás a este novo grupo de editores grandes responsabilidades, que estão a ser postas para segundo plano, já que a Feira do Livro esteve mesmo em risco de não se concretizar.

Afinal, é dever das pessoas que dirigem, pôr o bem público primeiro que o empresarial, ser altruísta e filantropo, promovendo a leitura e o gosto pelos livros, e sinceramente não me parece que neste momento essa consciência esteja presente neste novo grupo, porque certamente a gestão dos conflitos culturais e estruturais das várias empresas estão a reprimir essa mesma necessidade .

Graças a Deus Nosso Senhor que as outras Editoras mantiveram a sua identidade e firmeza de valores, e resistiram a ideias absurdas e sem sentido.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois