Ekkapol Chanthawong


Um treinador auxiliar do um clube tailandês, o Wild Boars, levou a equipa de futebolistas juvenis que treinava numa viagem de aventura à gruta de Tham Luang. Acompanhado de 12 crianças com idades entre os 11 e os 16 anos, ficaram presos numa das mais perigosas grutas da Tailândia.

Chanthawong, perdeu a sua família em tenra idade e om apenas 13 anos ingressou num templo budista, depois

Hoje se tudo correr bem, e com a graça de Deus, o terror que esta viagem se tornou acabará e tanto o treinador quantos as crianças, estarão a salvo.

Passaram, nove dias perdidos, sem que ninguém soubesse o que lhes tinha acontecido naquela viagem. Desapareceram dizia-se!!!
Quando finalmente um grupo de mergulhadores os descobriu presos numa gruta, ainda tiveram de passar mais 13 dias até se iniciar a missão de resgate, com fome, frio, sem luz e com pouquíssimo oxigénio.




A impressa Tailandesa chegou a falar na eventual acusação de crime ao treinador, contudo depois do primeiro contacto com os jovens, percebeu-se que a mensagem, o ânimo e a fé daquelas crianças em poderem salvar-se estava a ser tratado de uma forma brilhante por este jovem de 25 anos, o porta-voz do governo diz que "Ele tem-lhe aconselhado a permanecerem deitados para pouparem energia, bem como a tentarem a meditação para se manterem conscientes e o foco, impedindo a mente de divagar".

Depois temos também a história generosa de um médico e três navy seals que desde que os encontraram ficaram na gruta com as crianças até estas serem resgatadas.

Todas estas histórias tem momentos trágicos, e a morte de um mergulhador durante este resgate tem sido proclamada de heróica pelo mundo.

Gosto de acreditar que neste altruísmo puro e genuíno, nesta generosidade e desapego à própria vida para salvar outros.
Quero acreditar que apesar de todas as noticias doente que diariamente lemos, estas, as boas nos trazem ainda muita esperança na humanidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois