O Hallux Valgus e o Carácter.


As deformações, são inerentes a todos os que vivem. 

Alguns tem deformações a nível do carácter e da formação individual, outros como eu tem uma deformação nos ossos.

As de carácter são as mais difíceis de concertar, não há remendo que funcione, e creio que os remédios também não ajudam. Ou a pessoa o ganha na sua formação, ou adquiri-lo à posteriori é quase impossível. 

Trocando a coisa por miúdos, todos nascemos com carácter e vamo-lo moldando à medida que crescemos e que vivemos os momentos que a vida nos propõem. No fundo o carácter é as características individuais que possuímos e que funcionam como mola para as respostas, para as nossas ações, intimamente relacionado com os princípios, os valores e a ética individual, o caracter também molda a personalidade e portanto a forma de cada um agir e de se expressar. Vai que funcionam como a nossa maneira de ser, o que permite que os outros nos percepcionem como ser individual e único.

Era muito bom que o carácter fosse herdado ou até pudesse ser genético, não sou cientista mas se esta possibilidade existisse, muitos dos nossos problemas, seriam à nascença solucionados, já que uns seriam encaminhados para um observatório constante de ações.

Estou mais para querer que o carácter é-nos instruído em pequenos, pela formação que recebemos dos nossos pais ou educadores. Mas chegará essa formação para fazer de nós malta de bem? O nosso carácter também de forma no caminho que percorremos, e nas escolhas que fazemos. Vejamos, à muitos adultos que não tiveram família e que são pessoas de bom carácter, e a sua formação, vem também de um bem interior, e de uma proximidade ao bem divino. 

O mau carácter não é só fruto das emoções descontroladas, e do controlo da ira, da rejeição, do ciúme ou do medo, não acredito muito nisso, nem na motivação que leva os outros a ações gratuitas de maldade pura. Estou mais para pender que o mau carácter é sim fruto da escolha individual de cada um associada à maldade.

Iniciei eu esta crónica, a dizer-vos que as deformações dos ossos são mais fácies de corrigir e tratar do que as deformações do caracter, e não me querendo perder nem alongar no tema "carácter", queria dizer-vos que eu faço parte da grupeta que tem os dedões grandes dos pézinhos, assim para o desalinhados, desviados, vá deformados.

E sim, o termo certíssimo é Hallux, um belo de um altinho ali na lateral do pé, que provoca uma dor muito desconfortável, precisamente porque ao desviar o seu eixo para o "dedo miminho" cria um desvio, o tal do Valgus, fazendo com que haja uma lindíssima saliência que todos chamamos de joanete.

Os joanetes são como o mau carácter, vão se formando com o tempo, ou melhor deformando, e no meu caso pressionaram os outros deditos, a deformarem-se também! Eu bem que tentei o calçado mais folgado, como que um assobio para o lado para o incomodo tortuoso que me causavam, mas se os sintomas do joanete são como os do mau carácter, manifestam-se a nível local e as deformações são amplamente visíveis e aos olhos de todos, já o tratamento é totalmente diferente.

A dor, a dormência, e a sensação de ardor, são sintomas comuns, sim, que a malta do mau carácter também sofre, que isto de fazer mal aos outros acaba por ser mais ou menos como cuspir para o ar!

Diz-se que as pessoas que tem pais ou avós com joanetes tem mais propensão ao sofrimento do mal, e confere, que a senhora minha mãe e a minha avó mais querida também sofre e sofriam do mal do Hallux.

Há outros fatores que contribuem para o desenvolvimento dos males de que vos falo, são eles a idade e a prática, e se a avaliação da gravidade de ambos, não pode ser feita apenas pela simples observação, exige mesmo que especialistas recorram à radiografia, o problema desta avaliação é que se resulta muito bem no caso dos Hallux, no caso do caracter ainda não descobriram radiografias à alma.

Como em tudo, também aqui temos vários cenários possíveis, ou atordoamos a coisa, com uns gelizinhos, e umas pílulas douradas, que a bem dizer não resultam muito ou partimos mesmo para a cirugia e rezamos para resolver o mal pela raiz.

Eu cá resolvi, cortar a coisa de vez, e vai de operação que gel nem para as unhas, se para o meu problema a medicina está super evoluída com técnicas pouco invasivas e dolorosas, há males que dificilmente tem cura sem processos cortantes à bruta.

Um joanete é um osso duro de roer, e o Cirugião tem em conta que a osteotomia, é um mal para o realinhamento, e se é um caminho para o bem, então é para percorrer! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois