São Martinho


A lenda ensina valores nobres às crianças, e é falada em todas as escolas mesmo depois do vínculo laico que o ministério da educação impôs às escolas, de à uma década para cá com a retirada dos crucifixos das salas no governo do "Trocas". A laicização não se impõem, alias os valores e as ideologias não deveriam nunca ser impostos.

São Martinho nasceu na Hungria em 316 d.c. e as suas festas dão-se por toda a Europa, Portugal dá um papel de destaque a este Santo no seu calendário, e está associado à festa das castanhas e à prova do vinho.

Este Santo mostra-se altruísta, bondoso e importa-se com o bem-estar dos que não conhece e desfavorecidos. 

Infelizmente como tudo o que é bom o homem estraga, esta festa tão singela, e carregada de bons ensinamentos, é estragada pela ganância comercial, eu pecadora me confesso que todos os anos anuo à comprar um kilito de castanhas ao preço da prata!!! Mas este ano esqueci-me completamente que era dia de São Martinho, e não só não comprei castanhas como também não quis mandar os 2€ a cada um dos miúdos para comprarem castanhas no colégio. Cada vez me quero distanciar de forma mais clara das versões comerciais do que temos de precioso.

Olhemos para a Suécia, o São Martinho por lá é vivido na véspera, e é também uma comemoração especial, onde as famílias se juntam e jantam num momento tanto de convívio como de reflexão.

Olhemos para a protecção que este Santo nos convida a tomar como nossa e protejamos todos, olhemos para a partilha que este Santo nos convida a fazer e partilhemos o pouco que temos, aprendamos que partilhar não é dar, é retirarmos-nos e ficarmos felizes com menos porque os outros tem mais.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois