Ensino em Portugal, Privado ou Público - Parte I, "O processo de inscrição e matrícula, e aquisição de livros"

Depois de 14 anos a pagar escolas privadas, este ano inscrevi os meus três filhos no ensino público. Talvez fosse prudente aguardar pelo menos até ao final do primeiro trimestre para escrever sobre as diferenças entre eles, mas esse texto com recurso à comparação pode ser uma continuação do que hoje me dá vontade de partilhar.

Até este verão, não sabia o que era ou como funcionava o portal das matrículas, nem como usar a aplicação Edu. Não tinha noção de como era recomeçar a inscrição várias vezes seguidas e experimentar esse novo início em browsers diferentes até descobrir que afinal era erro do sistema. Foi apenas este verão que soube que, afinal o dia anunciado como o dia das colocações varia em função do agrupamento de escolas em que inscreves o teu filho e da sua maior ou menor diligência, em publicar a lista dos colocados nos websites de cada escola. Contudo, alguns agrupamentos ainda vivem na pre-história e não fazem essa publicação online, o que te obriga a ir fisicamente durante o mês de Agosto à escola ver se foram ou não colocados. Imagina, que segues a recomendação do ministério e escolhes cinco opções de escola, no limite podes ter que te deslocar a cinco escolas e a criança não ter ficado em nenhuma e desta forma tens de continuar a aguardar. 

Acontece que a duração do "a aguardar colocação" pode ser longa, e os emails que fornecem para esclareceres dúvidas, tem certamente uma qualquer definição ativa que enviar todo o correio para o spam, pasta maldita que as secretarias não conhecem e não podem abrir, porque toda a gente sabe que os vírus vão para o spam.

Fica então o portal das matriculas, o responsável por alterar o estado de "a aguardar colocação" para "matriculado" e por desencantar uma vaga numa outra escola qualquer ou até numa daquelas que já tinhas escolhido mas que inicialmente não tinha vaga e . Confuso? Para mim também foi meio estranho.  

No pós-resolução do "a aguardar colocação", vem a demanda do portal MEGA e dos vouchers escolares, que na realidade, este primeiro ano de utilização, funcionou na perfeição. vouchers disponíveis no site e aplicação, todos ativos à primeira, e sem emperros ou atrapalhanços.

Ultrapassados os momentos de burocracia geral, todos os dias fazemos refresh na página do agrupamento, de forma a identificar qual a turma onde as crianças ficaram, qual o horário dessa turma, e quando seráo as reuniões de pais.

Sobre as vantagens pedagógicas, qualidade de ensino, exigencia, funcionalidade, assiduidade de professores, recreios, atividades, visitas de estudo, não me posso pronunciar para já, voltarei noutro momento para falar sobre as mesmas. Tenho uma grande expectativa sobre se vou notar assim diferenças gigantes nestes pontos, palpita-me que me vou surpreender.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vergonha do Colégio o Parque e a Av. das Descobertas!!!

Letizia 20 anos depois